sexta-feira, 26 de abril de 2024

Nelson Leal se reúne com presidentes do Senado e da Câmara para debater reforma da Previdência

Foto: Agência ALBA

O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputado Nelson Leal, participou ontem (16) de audiências no Congresso Nacional, com os presidentes do Senado Federal, Davi Alcolumbre, e da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, acompanhando os presidentes das assembleias legislativas do Nordeste, o ParlaNordeste.

Os deputados nordestinos fizeram a entrega da Carta de São Luís, documento que defende de forma vigorosa de instituições “indispensáveis” ao desenvolvimento e às economias da região, como a Chesf, o BNB, Sudene, Codesvasf e o Dnocs.

Para o presidente da ALBA “foi um dia importante, de afirmação da unidade dos parlamentos do Nordeste, que defendem ajustes na Reforma da Previdência, que não apoiam o modelo apresentado. Expusemos para os presidentes das duas casas do Congresso uma posição unificada”. Ele explicou ainda que o ParlaNordeste apoia integralmente a PEC-172, que retira dos estados e municípios a obrigação de arcar com políticas públicas da União.

Com relação à Previdência, tema que catalisa as atenções do mundo político nacional, o deputado Nelson Leal defendeu a retirada de alguns pontos da proposta que tramita no Congresso: “A redução do benefício de prestação continuada (BPC) para R$ 400; o modelo de capitalização, pois se o trabalhador ficar muito tempo sem emprego formal e não contribuir, nunca conseguirá se aposentar ou se aposentará mal; e a retirada da Previdência da Constituição, pois entende que esse tema, assim como assistência e seguridade social são obrigações do Estado”.

17 de abril de 2019, 12:28

Compartilhe: