sexta-feira, 26 de abril de 2024

MPF pede prisão preventiva de homem suspeito de pedir propina em nome de juiz detido na Operação Faroeste

Foto: Divulgação

Da Redação

O homem suspeito de pedir propina em nome do juiz Sérgio Humberto de Quadros Sampaio teve pedido de prisão preventiva solicitado pelo Ministério Público Federal (MPF).

O pedido foi feito na noite de ontem e encaminhado ao ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Og Fernandes, relator da Operação Faroeste.

O homem, que estava em prisão temporária e não teve identidade revelada, é investigado por prática de corrupção e lavagem de dinheiro.

O juiz, de quem ele usava o nome para pedir propinas, está preso desde o ano passado, por participação em esquema de vendas de sentenças no estado, também investigado pela Faroeste.

As investigações apontam para um cenário de cobrança e recebimento de vantagens indevidas pela venda de decisões judiciais, em benefício de um grupo empresarial.

A Polícia Federal informou que, mesmo depois de sete fases da Faroeste, o investigado mantinha a atividade criminosa no recebimento de propina e potencial lavagem de dinheiro em nome do juiz.

Ainda de acordo com as investigações, o homem se colocava como negociador de vacinas contra a Covid-19.

O valor solicitado seria de aproximadamente R$ 2,2 milhões. Já com relação à comercialização de vacinas, o MPF afirmou que requer a continuidade da investigação na primeira instância, por não se tratar de pessoa com prerrogativa de foro junto ao STJ.

22 de junho de 2021, 08:22

Compartilhe: