quarta-feira, 18 de setembro de 2019

Moradores que vivem às margens do Rio de Contas estão preocupados com situação de barragem de mineradora

A tragédia de Brumadinho apenas três anos depois do que aconteceu em Mariana acendeu o alerta para outras barragens existentes no Brasil com risco de rompimento. Uma delas está às margens do Rio de Contas, no município de Ipiaú, na Bahia, a 362 km de Salvador.

Moradores da região estão preocupados com a barragem da mineradora Mirabela. Pelas redes sociais, circula uma mensagem, mostrando que a barragem de rejeitos de minério está virada para o Rio de Contas.

Caso ocorra um rompimento, a fonte de água e turismo da região será totalmente comprometida, e vai atingir as cidades de Barra do Rocha, Ubatã, Ubaitaba, Aurelino Leal, Taboquinhas e Itacaré.

Esse medo da população vem desde 2015, quando ocorreu outra tragédia ambiental, na cidade de Mariana, também em Minas Gerais. Os moradores cobram das autoridades uma fiscalização mais rigorosa.

Um estudo divulgado pela Agência Nacional de Águas (ANA) em 2018 apontou que a Bahia é o estado que possui o maior número de barragens comprometidas. Das 45 que apresentaram problemas nas estruturas em todo o Brasil, o estado concentrava 10.

Veja no vídeo a localização da barragem:

 

27 de janeiro de 2019, 10:40

Compartilhe: