sexta-feira, 26 de abril de 2024

Ministério Público investiga governo do estado por crime ambiental em Itaparica

Foto: Adenilson Nunes/GOVBA

Redação

Segundo informações da coluna Satélite, do jornal Correio*, o Ministério Público da Bahia (MP-BA) investiga o governo do estado por um suposto crime ambiental na Ilha de Itaparica.

De acordo com a publicação, o crime teria sido provocado por irregularidades nas obras de drenagem do atracadouro de Mar Grande. A responsável pela denúncia é a ONG Pró-Mar, que afirma que as intervenções estariam contaminando o lençol freático da região.

Foi aberto um inquérito civil pela 2a Promotoria de Justiça de Itaparica para apurar a concessão de licença para obra, emitida pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), além de averiguar a veracidade dos impactos descritos pela ONG.

A Satélite apurou junto à Pró-Mar que o material retirado do local poelo governo está sendo depositado em um dique sem impermeabilidade, infiltrando no solo, impactando pousadas e restaurantes próximos ao local que identificaram a salinização de poços freáticos e já tem prejuízos.

O próprio governador Rui Costa assinou a ordem de serviço para a obra em janeiro. Na ocasião, ele prometeu uma melhor condição para o tráfego das embarcações que realizam a travessia entre Mar Grande e Salvador.

10 de junho de 2019, 11:35

Compartilhe: