quinta-feira, 25 de abril de 2024

Ministério Público denuncia assessor de Guedes e outros 28

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Redação

A força-tarefa do MPF (Ministério Público Federal) na operação Greenfield apresentou denúncia à Justiça contra Esteves Colnago, um assessor do ministro da Economia, Paulo Guedes, e outras 28 pessoas responsáveis pela gestão dos fundos de pensão Petros, Funcef, Previ e Valia, com pedido recorde de reparação pelos prejuízos causados.

Os procuradores acusam os envolvidos de gestão temerária na aprovação de investimento do FIP (Fundo de Investimentos e Participações) Sondas — veículo de investimentos da empresa Sete Brasil Participações. Eles cobram, além da condenação dos denunciados, uma reparação econômica e moral das vítimas de R$ 16 bilhões, o triplo do montante causado em prejuízo aos fundos, cerca de R$ 5,5 bilhões.

A Sete Brasil é a empresa que seria a responsável pela construção de sondas, unidades de perfuração, que viabilizariam a exploração do pré-sal. Colnago, recém-nomeado chefe da Assessoria Especial de Relações Institucionais do ministério e que chegou a ser ministro do Planejamento no governo Michel Temer, era um dos integrantes do Conselho Deliberativo da Funcef, o fundo de pensão da Caixa.

09 de janeiro de 2020, 22:42

Compartilhe: