sexta-feira, 29 de março de 2024

Ministério da Saúde prevê escolas e universidades fechadas em abril e afastamento de idosos

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Da Redação

O Ministério da Saúde distribuiu aos estados um plano de quarentena para combater a pandemia do novo coronavírus. A proposta, que ainda não foi avaliada pela Presidência, prevê que escolas e universidade fiquem fechadas até o fim do mês de abril, com possibilidade de extensão para maio.

O documento foi elaborado pela equipe técnica da pasta e foi enviado a secretários de saúde na manhã de hoje (28)

Segundo o UOL, o planejamento sugere ainda afastamento de idosos e pessoas de grupo de risco de atividades sociais e trabalho por três meses, além de outras medidas de distanciamento social, incluindo veto a eventos, cinemas, cultos religiosos e incentivos a práticas de home office.

Para bares e restaurantes, o Ministério da Saúde sugere a redução em 50% da capacidade instalada e reforço de ações de prevenção. A proposta prevê ainda que trabalhadores informais sejam contratados como “promotores de saúde durante o período de emergência, exercendo funções de dar orientações nas ruas, identificar idosos e enviá-los a suas casas.

Ainda de acordo com o UOL, o plano não esclarece, no entanto, se os estados que já adotaram ações restritivas teriam que flexibilIzar as medidas.

28 de março de 2020, 16:24

Compartilhe: