quinta-feira, 28 de março de 2024

MEC estuda mudar forma de distribuir recursos para federais

Foto: Divulgação

Redação

O Ministério da Educação (MEC) está avaliando  mudar a forma de distribuir os recursos para as 63 universidades federais. Segundo o Estadão, a ideia é dar mais dinheiro para quem tiver melhor desempenho em indicadores como governança, inovação e empregabilidade, entre outros.

Atualmente, o modelo de distribuição de recursos tem como base o tamanho das universidades. Com isso, instituições maiores e com mais alunos recebem fatia maior do orçamento, mas não são levados em conta o desempenho nos indicadores apontados pelo MEC.

A proposta será discutida com os reitores, mas o novo desenho de distribuição das verbas pode começar a ser implementado a partir de 2020. Mas, ainda segundo o Estadão, já neste ano os técnicos estudam usar um dos indicadores (o ranking de governança do Tribunal de Contas da União – TCU) – na hora de determinar quem terá prioridade no desbloqueio de recursos.

No ranking do TCU, de 2018, as universidades de Lavras (UFLA) e de Mato Grosso do Sul (UFMS) figuraram no topo da lista e, pela regra, poderiam ser mais beneficiadas na liberação de recursos.  Entre as piores estão a UFRJ e a Federal de Roraima (UFRR).

Dos R$ 6,9 bilhões de despesas discricionárias das universidades, R$ 3,2 bilhões estão bloqueados.

19 de agosto de 2019, 09:32

Compartilhe: