quarta-feira, 3 de março de 2021

Limpurb faz parceria para retirar da orla 20 toneladas de lixo reciclável

Foto: Bruno Concha/Secom

Da Redação

Até o próximo dia 28, a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) vai participar de uma ação de sustentabilidade que busca apoiar as cooperativas de reciclagem afetadas diretamente pela não-realização do Carnaval em 2021.

É o projeto Circuito Mar, fruto de uma parceria com MAP Brasil, SOLOS e a Ambev, que pretende retirar de quatro circuitos à beira-mar 20 toneladas de materiais, a exemplo de latinhas de alumínio, garrafas PET, caixas de papel e até óleo de cozinha, gerando cerca de R$100 mil em renda para as cooperativas.

O recolhimento do material já acontece duas vezes na semana, com o uso de triciclos e uma Kombi, sendo encaminhado para uma central em cada um dos circuitos, para otimizar a logística. Depois, seguem para triagem, pesagem e comercialização nas cooperativas parceiras.

Iniciativa

A ação é um dos atos promovidos pelo Circuito Mar e acontece em quatro circuitos: Barra, Ondina, Rio Vermelho e Pituba. Nesses locais, as cooperativas farão a coleta dos materiais gerados em bares, restaurantes, hotéis e condomínios.

“Esse projeto é a oportunidade de conectar estabelecimentos com cooperativas para que deixemos um legado entre esses dois atores que poderão continuar se apoiando ao longo do ano. Isso reforça o propósito da Casa Mar e torna esses atores potências”, explica Saville Alves, sócia da SOLOS, co-realizadora da ação de sustentabilidade.

18 de fevereiro de 2021, 22:59

Compartilhe: