sexta-feira, 26 de abril de 2024

Líder da China sabia da gravidade do Coronavírus desde janeiro

Foto: Divulgação/Josúé Damacena/IO

Da Redação

Um documento divulgado pelo Partido Comunista da China aponta que o presidente chinês, Xi Jinping, escondeu por duas semanas as infecções pelo novo coronavírus, causador da covid-19. As informações são do site Uol.

Xi Jinping falou pela primeira vez publicamente sobre o assunto em um discurso à nação no dia 20 de janeiro, sete dias antes de Zhou Xianwang, então prefeito de Wuhan (epicentro da epidemia), renunciar ao admitir ter escondido informações sobre o surto, que já deixou quase 1.800 mortos e 70 mil infectados na China.

Apesar de o governo central ter responsabilizado autoridades locais pela crise, o texto distribuído pelo Partido Comunista no último sábado (15) revela que Xi Jinping já sabia sobre o novo coronavírus 13 dias antes de seu discurso.

A intenção do partido em divulgar a transcrição de um discurso interno do mandatário era demonstrar que ele cuidava pessoalmente das ações contra a epidemia. Mas o mundo, no entanto, se surpreendeu com a informação de que Xi Jinping conhecia os perigos da doença já em 7 de janeiro, mas permaneceu em silêncio por duas semanas.

“A revelação levanta questões sobre se foi o governo central, e não as autoridades de Hubei, que hesitaram em agir, permitindo que o vírus se espalhasse pelo país e, eventualmente, pelo mundo”, avalia o colunista James Griffiths, da rede americana CNN, segundo o Uol.

18 de fevereiro de 2020, 14:38

Compartilhe: