quinta-feira, 14 de maio de 2026

Liberdade de imprensa e proteção a jornalistas são debatidas na Alerj

Os recorrentes casos de agressões a jornalistas que cobrem manifestações de rua foram discutidos nesta sexta-feira (20), em uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). O debate foi convocado pelo deputado Carlos Minc (sem partido), com as participações do deputado Gilberto Palmares (PT) e o vereador Leonel Brizola Neto (PSOL).

Foram convidados diversos jornalistas que atuam diretamente nas ruas e que deram depoimentos sobre casos de agressões sofridas, a grande maioria por policiais militares e seguranças privados, embora também aconteça, em menor escala, violência contra a imprensa praticada por alguns manifestantes.

O jornalista Roger McNaught, do Tribuna da Imprensa Sindical, denunciou o quadro de violência crônica à liberdade de imprensa no Rio, praticada por parte da PM. “Existe um séquito de PMs que parecem estar acima da lei e se demonstram intocáveis. A quem eles servem? À população é que não é”, frisou o jornalista, que sugeriu a criação de um grupo na Alerj para monitorar essas situações.

A Polícia Militar (PM) foi representada pelo porta-voz da corporação, major Ivan Blaz. Segundo ele, existem crimes como incêndio e depredações, que ocorrem durante as manifestações, que precisam ser combatidos.

21 de outubro de 2017, 09:16

Compartilhe: