sexta-feira, 19 de abril de 2024

Léo Prates alerta para segunda onda de coronavírus em Salvador com sistema de sáude pressionado

Foto: Divulgação

Da Redação

Em entrevista à TV Bahia na manhã desta segunda-feira, o secretário municipal de Saúde, Léo Prates, alertou para segunda onda do novo coronavírus em Salvador, que “pode ser avassaladora”.

O secretário disse que, apesar do reforço realizado a partir de parcerias entre prefeitura e governo do estado, o sistema de saúde na capital está pressionado. Segundo Prates, muitas pessoas não fizeram acompanhamento de doenças nesse ano por conta da pandemia e estão chegando em situações graves às unidades de saúde.

“Tivemos muita gente que não se cuidou (durante a pandemia), temos crescimento de pacientes vasculares graves, principalmente nas UPAs, e coronarianos também. Crescimento do número de infartos é uma coisa impressionante”.

“Nós vamos ter um sistema sofrendo pressão enorme porque não tem coronavírus, por outras doenças com gravidade, e se uma segunda onda vier vamos ter uma pressão sobre sistema de saúde de quem tem coronavírus”, alertou.

Prates avaliou que o período eleitoral, com realização de eventos que causem aglomeração, tem impacto no aumento de novos casos, mas ele reiterou que a média de registros da doença, assim como a média de óbitos, segue estabilizado. “. Porém é preciso lembrar às pessoas que a pandemia não passou. Continuamos vivendo uma pandemia, vejam o que está acontecendo agora na Europa, várias cidades voltando a fechar de novo por causa de uma segunda onda. É tudo que não queremos, claro que ainda estamos muito longe desse patamar”.

19 de outubro de 2020, 08:27

Compartilhe: