quarta-feira, 19 de junho de 2019

Leitores do Toda Bahia enviam vídeos mostrando chuva forte e raios em Salvador

Foto: Leitor do Toda Bahia

Thyara Araujo

Leitores do Toda Bahia enviaram na noite desta sexta-feira (22) e na manhã deste sábado (23) diversos vídeos que mostram a chuva forte que caiu em Salvador, acompanhada de raios e trovões. O mau tempo causou alagamentos, queda de árvore, desabamentos de muros e deslizamentos de terra em alguns pontos da cidade, de acordo com a Defesa Civil de Salvador (Codesal).

Segundo previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o tempo em Salvador deve continuar fechado nos próximos dias. Há possibilidade de pancadas de chuva, inclusive com risco de trovoadas, até o início da próxima semana. Até segunda (25), as temperaturas na capital baiana devem variar entre 21ºC e 31ºC.

Ontem, por meio do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), a Marinha emitiu alerta de ventos fortes nas proximidades do litoral baiano, de direção Noroeste a Sudoeste, que chegaram a 60 km/h, com rajadas. O aviso segue para os navegantes, incluindo as comunidades de pesca, esporte e recreio, que devem consultar as informações sobre as condições climáticas antes de irem para o mar neste fim de semana.

Defesa Civil

A Defesa Civil de Salvador (Codesal) registrou, desde o final da noite de ontem (22) até agora, 32 ocorrências. Dessas, foram dois alagamentos de área, 14 alagamentos de imóveis, 3 ameaça de desabamento, 2 ameaças de deslizamento, uma árvore caída, uma avaliação de imóvel alagado, quatro desabamentos de muro, dois desabamentos parciais e três deslizamentos de terra. Não há registros de feridos.

A Codesal permanece em plantão 24 horas e pode ser acionada a qualquer instante pelo telefone 199.

Escunas e travessia Salvador-Morro de São Paulo

As chuvas causaram a suspensão das escunas de turismo que fazem o passeio turístico pelas ilhas da Baía de Todos-os-Santos, em Salvador, neste sábado. Já os catamarãs da linha Salvador-Morro de São Paulo estão em tráfego, mas operando com conexão em Itaparica, pois as condições de navegação no percurso entre a capital e a Ilha de Itaparica são ruins devido ao mau tempo.

Os passageiros com destino ao Morro de São Paulo embarcam normalmente no Terminal Náutico, seguindo até a cidade de Itaparica, de onde continuam a viagem de ônibus até a Ponta do Curral (Valença). De lá, fazem a pequena travessia em lanchas até o Morro. Os horários saindo de Salvador são 8h30, 9h, 10h30, 13h e 14h30. Saindo do Morro, 9h, 11h30, 13h e 15h. Com conexão em Itaparica, a viagem dura em torno de 3 horas, ou 1h a mais em relação à viagem direta.

Confira vídeos enviados pelos nossos leitores:

23 de março de 2019, 10:09

Compartilhe: