terça-feira, 23 de abril de 2024

Jutahy critica incompetência e falta de liderança do governo Temer para conter greve dos caminhoneiros

O deputado federal Jutahy Magalhães Jr. (PSDB) criticou a incompetência e a falta de liderança do Governo Federal para evitar a greve e a intransigência das empresas  associadas a caminhoneiros autônomos em manter a paralisação.

Segundo o parlamentar, a experiência no mundo mostra que os chamados locautes seguem quatro etapas:começa com o apoio da população, que tem o desejo de diminuição no valor dos combustíveis de qualquer maneira; em seguida,  vem o desabastecimento e a desorganização das cadeias produtivas com impacto em toda a atividade econômica; e a terceira, a presença da força policial nas ruas para obrigar o cumprimento da lei, o que gera riscos de conflitos graves.

Jutahy afirmou que se o impasse não se resolver na atual etapa, que é a do desabastecimento, pode-se esperar os piores cenários, que são os saques a estabelecimentos comerciais. Ele argumenta que cabe agora aos responsáveis pela paralisação romper o impasse, já que o país está no limite.

O deputado disse que não é possível desconsiderar, no entanto, que tudo isso ocorre por conta de um governo desmoralizado, sem autoridade e a mínima capacidade de ação preventiva. “Só um governo fraco e incompetente, com um presidente desmoralizado, sem liderança, sem capacidade de prever a dimensão e gravidade do que estava ocorrendo para permitir que chegássemos a este ponto. Em qualquer lugar do mundo, numa junção de aumento do preço do petróleo com elevação do dólar se faria uma diminuição de impostos, o que o governo não fez”, afirmou Jutahy.

26 de maio de 2018, 15:07

Compartilhe: