quinta-feira, 28 de março de 2024

Helena Paschoal é destaque no Torneio Norte/Nordeste de Clubes de Natação – Troféu Walter Figueiredo

Foto: Divulgação

Thyara Araujo

A nadadora Helena Paschoal Atanasio, 18 anos, levou a medalha de ouro nos 200m medley e prata nos 400 livre, nesta sexta-feira (13), no Torneio Norte/Nordeste de Clubes de Natação – Troféu Walter Figueredo, na Arena Aquática Salvador, na Pituba. Realizado pela Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA) e com apoio da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Trabalho, Esporte e Lazer (Semtel), o torneio volta a ser disputado na capital baiana após 13 anos e marca a abertura da Arena Aquática Salvador para competições.

Moradora do bairro Rio Vermelho, Helena conversou com o Toda Bahia nesta tarde sobre sua paixão pela natação, a importância do prêmio e seus próximos objetivos na natação. Integrante do Centro de Treinamento Rogério Arapiraca (mesmo lugar onde o nadador baiano Allan do Carmo tinha parceria há 13 anos) há 3 anos, Helena afirma que seu gosto pelo esporte começou ainda na infância. “Passei a nadar porque eu tinha crises fortes de bronquite quando era pequena e, para não desenvolver asma, fui instruída pelos médicos a fazer natação. Aos 11 anos, entrei na equipe de natação do Yacht Clube da Bahia e comecei a competir”, afirma.

A nadadora, que havia parado os treinos no começo deste ano, comemora o resultado obtido hoje, após competir com 7 pessoas em sua série. “Por conta dos estudos, eu tinha parado de nadar em fevereiro e só retomei em junho. Pra mim, esse resultado é muito importante, principalmente por ter participado de um torneio na Arena Salvador, que tem uma piscina e estrutura incríveis”.

Os próximos passos da baiana serão voltados para a preparação para disputar no Rio de Janeiro o Troféu Maria Lenk, um dos principais campeonatos de natação do país.

Arena Aquática Salvador

Troneio marca a abertura da Arena Aquática Salvador para competições (Foto: Bruno Concha/Secom)

A competição, primeira da arena e que marca a volta de Salvador como sede de grandes eventos de natação, teve recorde de inscrição, com a presença de 508 atletas da região Norte e Nordeste, exceto Rondônia.

Além de Helena Paschoal, outros atletas, inclusive de outros estados, também elogiaram a estrutura da Arena Aquática Salvador. “Eu estou muito impressionado com toda a estrutura dessa arena. Parece que estou em outro mundo”. Essa foi a reação do atleta Mateus Brito, 18, que saiu de Macapá (AP) e percorreu cerca de dois mil quilômetros para participar do torneio.

De acordo com o secretário da Semtel, Alberto Pimentel, dentre os planos da Prefeitura está a realização de outros eventos nacionais e internacionais. “Essa arena é a porta de entrada de muitas outras cosias boas que estão por vir. O que é visto nas melhores academias de natação está presenta na nossa arena de forma gratuita para a população. É um grande benefício social. É um retorno do imposto pago pela sociedade”, afirmou.

O campeonato segue até este sábado (14).

13 de setembro de 2019, 16:35

Compartilhe: