sábado, 23 de março de 2019

Governo conclui audiências públicas sobre obra da adutora do Zabumbão

Foto: Raul Golinelli / GOVBA

O Governo da Bahia promoveu, nesta quinta-feira (28), na cidade de Paramirim, no sudoeste do estado, a última audiência pública para dialogar sobre o projeto de segurança hídrica da região. Este foi o quarto encontro realizado com o objetivo de discutir o projeto com a população.

A primeira audiência pública ocorreu em Boquira, no dia 25, quando o prefeito do município, Marco Tulio Vilasboas, destacou o empenho do Governo do Estado em trabalhar a partir das necessidades pontuais. “Trata-se de uma iniciativa corajosa, que vai proporcionar uma melhoria efetiva na vida da região”, afirmou Vilasboas.

Em Rio dos Pires, no dia 26, o encontro reuniu cerca de 500 participantes. Para o vice-prefeito da cidade, Vânio Santos, a audiência pública aponta para ações futuras em benefício do município e de toda a região. “Queremos que cidades circunvizinhas se unam a nós nesse projeto, para que a água não se torne um problema para a região”.

No dia 27, a audiência ocorreu em Érico Cardoso, com a presença do prefeito João Paulo Souza. Segundo ele, a construção da Adutora do Zabumbão, parte do Projeto de Segurança Hídrica do Vale do Paramirim, tem total condição de garantir o abastecimento dos municípios e localidades beneficiadas. “Há uma grande expectativa do nosso povo frente a essa ação”.

Na última audiência, em Paramirim, o secretário estadual do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, reafirmou o compromisso do Governo do Estado na busca pelo diálogo com a sociedade, apresentando sempre números e dados reais para a população. “Estamos discutindo a construção da adutora, dentro de um contexto que visa a segurança hídrica em toda a região”.

Outro tema abordado pelo secretário foi a modernização da irrigação no Vale do Paramirim, com investimento estimado em R$ 23,4 milhões, e finalização prevista para 2017. Spengler destacou ainda o cadastro de irrigantes do Vale do Paramirim, que já foi iniciado e deve ser finalizado ainda em 2015.

Estiveram presentes à audiência o vice-prefeito de Paramirim, Robson Martins, o 46ª Companhia Independente de Polícia Militar de Livramento de Nossa Senhora, Major Irlando Magalhães Oliveira, o presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica de Paramirim e Santo Onofre, Anselmo Caíres, o presidente da Câmara de Vereadores, João Teixeira Ramos, técnicos da Casa Civil, Sema, Inema, Cerb, Embasa, demais lideranças dos municípios do Vale do Paramirim e representantes da sociedade civil.

28 de maio de 2015, 21:15

Compartilhe: