quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

Filme especial sobre 2 de Julho será exibido no Domingo no TCA

Foto: Divulgação/Antonello Veneri

Hoje (14), na edição do Domingo no TCA, às 11h, antes do elenco do espetáculo “Pele Negra, Máscaras Brancas” subir ao palco, o público mergulhará nas referências históricas da Bahia, durante a exibição do especial “Dois de Julho – Caminhos da Liberdade”. Com roteiro assinado por Mira Silva e Aldri Anunciação (dramaturgo responsável pela peça deste domingo), o programa traz contexto e detalhes curiosos sobre a Independência do Brasil, na Bahia, em 1823. A apresentação acontecerá na Sala Principal do Teatro Castro Alves (TCA), com ingressos a R$ 1 (inteira) e R$ 0,50 (meia), vendidos apenas no dia do evento, a partir das 9h, com acesso imediato à plateia do teatro.

O material audiovisual destaca, através de dramaturgia e cenas de animação, a batalha em que a participação popular foi determinante para a vitória definitiva e expulsão dos portugueses do Brasil. Com duração de 24 minutos, passeia por cenários como ruas do bairro do Santo Antônio Além do Carmo, Liberdade, Pirajá e Praça do Campo Grande. A história começa com quatro crianças, que encontram um mapa bem diferente do que elas conhecem, numa antiga senzala.

Para Mira Silva, é muito importante que o especial “2 de Julho – Caminhos da Liberdade” faça parte do projeto Domingo no TCA, exibido num palco tão significativo para a cena cultural baiana. “Além disso, há a simbologia de anteceder o espetáculo ‘Pele Negra, Máscaras Brancas’, pensando que os dois textos abordam processos de descolonização. O filme proporciona o encontro do público com esse capítulo tão importante na nossa história”, afirma a também diretora, ao lado de Pedro Santana.

14 de julho de 2019, 07:22

Compartilhe: