sábado, 20 de abril de 2024

Fieb anuncia medidas de apoio para combater coronavírus mas aponta dificuldades de produção

Foto: Reprodução

Da Redação

A Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb) emitiu uma nota nesta sexta-feira, em que anuncia ações realizadas para contribuir no esforço de combate ao novo coronavírus.

A entidade afirma que entre as medidas adotadas pelo empresariado industrial, estão ações como assistência e apoio técnico na desinfecção e higienização do Hospital Espanhol, que será reaberto pelo Governo da Bahia para tratar de caso de Covid-19.

As indústrias também se comprometeram com a produção de álcool a 70%, com o objetivo de atender às necessidades de assepsia do sistema de saúde, além da produção e envasamento do álcool em gel.

A Fieb, no entanto, ressalta que as empresas baianas vêm encontrando dificuldades para fabricação desses produtos em razão da escassez do insumo principal, o Carbopol 940, cujo preço histórico de US$ 8 subiu para US $ 25, podendo chegar a US $80 no mercado paralelo. Outra dificuldade encontrada pelas empresas é a escassez de embalagens.

“Esclarecemos que, em nenhuma hipótese, as indústrias baianas que produzem os principais produtos mais demandados neste momento estão dificultando a comercialização dos seus estoques e, muito menos, retendo os mesmos. Estas empresas estão absolutamente comprometidas com a atual situação de crise epidemiológica do estado”, diz a nota.

A entidade solicita que eventuais ações motivadas pelos decretos existentes de requisição administrativa de equipamentos individuais e antissépticos para higienização “sejam pautadas no bom senso”. “Outras ações, ainda em análise, poderão ser implementadas, com o objetivo de apoiar os baianos a superar este momento crítico, para que voltemos à normalidade o mais rápido possível”, concluiu a nota.

20 de março de 2020, 11:48

Compartilhe: