quarta-feira, 24 de abril de 2024

Federação recomenda a empregadores liberação de trabalhadoras domésticas

Foto: Arquivo/Agência Brasil

Da Redação

A Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad) e a Themis – Gênero, Justiça e Direitos Humanos se manifestaram sobre a condição das trabalhadores domésticas, que, por motivos econômicos, não têm opção de deixar de trabalhar.

As entidades recomendam que os empregadores liberem as trabalhadoras, seguindo as recomendações isolamento das autoridades de saúde frente à pandemia do novo coronavírus.

A Fenatrad e a Themis orientam que as trabalhadoras domésticas devem ser dispensadas até passar o período com risco de contaminação. Caso não seja possível, recomenda-se que o empregador forneça Equipamento de Proteção Individual (EPI) destinado à proteção contra riscos de transmissão do vírus, mais especificamente, luvas, máscaras e álcool-gel, para que a doméstica utilize tanto no local de trabalho quanto em seu deslocamento.

A Fenatrad também recomenda que as domésticas sejam remuneradas por esses dias de trabalho do período de quarentena, inclusive as diaristas, pois elas dependem fortemente dessas verbas.

18 de março de 2020, 13:11

Compartilhe: