quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

Ex-vereador Nilton José morre por complicações da Covid-19; Geraldo Júnior presta solidariedade à família

Foto: Divulgação

Da Redação

Ex-vereador por Salvador, Nilton José de Souza Ferreira, conhecido como Niltinho, morreu na noite de ontem (10), por complicações da Covid-19.

A informação foi divulgada pela família do ex-vereador, que não deu mais detalhes sobre a morte de Niltinho, nem horário ou local de sepultamento.

A Câmara Municipal de Salvador lamentou a morte do ex-vereador. O presidente da Casa, vereador Geraldo Júnior (MDB), se solidarizou com os familiares e lembrou que o ex-parlamentar foi atuante nos campos político e intelectual da capital baiana e protagonista na redação da Lei Orgânica do Município, sendo o relator da matéria.

Nilton José conviveu com personalidades importantes do Brasil, como o cientista Elsimar Coutinho, o relator da Constituição Ulisses Guimarães e o jurista Orlando Gomes. Simpatizante da direita, participou ativamente da política estudantil jovem e foi ativista em defesa dos negros e minorias nos espaços de poder.

Teve em Juracy Magalhães e em outros políticos da sua época a inspiração para atuar na vida pública, concretizando com dois sucessivos mandatos na Câmara (1983/1988 e 1989/1992). Na Casa, foi o relator da Lei Orgânica do Município de Salvador.

Na vida pessoal, teve uma longa união com a esposa Vandira Costa Ferreira, que partiu aos 78 anos, após mais de 50 anos de união, deixando quatro filhos: Nilton, Eduardo, Luís e Maurício.

Formado em Ciências Contábeis, Filosofia e Direito, se destacou não apenas na advocacia, mas principalmente no magistério, sendo considerado por muitos um historiador nato. Nilton José estava com mais de 90 anos.

11 de janeiro de 2021, 11:23

Compartilhe: