sexta-feira, 5 de junho de 2020

EUA negam terem bloqueado material médico da China destinado à Bahia

Foto: Bruno Cecim/Ag. Pará

Da Redação

A embaixada dos Estados Unidos publicou em uma rede social neste sábado (4) que o país não bloqueou compra de material médico da China que era destinado ao Brasil.

“O governo dos Estados Unidos não comprou nem bloqueou nenhum material ou equipamento médico da China destinado ao Brasil. Relatórios em contrário são completamente falsos”, diz o texto postado pelo órgão.

Na sexta-feira (3), um grupo que reúne os nove governadores do Nordeste afirmou que havia comprado 600 aparelhos respiradores da China, que seriam distribuídos pela região, mas que a carga ficou retida no aeroporto de Miami.

“A operação de compra dos respiradores foi cancelada unilateralmente pelo vendedor. Nesse momento, estamos buscando novos fornecedores”, informou a assessoria da Casa Civil do governo baiano. Segundo o órgão, a empresa não deu explicações sobre o motivo do cancelamento.

Mais tarde, o secretário estadual de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, disse que os novos respiradores artificiais comprados pelo Consórcio do Nordeste na China vão chegar ao estado pela Argentina.

04 de abril de 2020, 17:28

Compartilhe: