quarta-feira, 24 de abril de 2024

Empresa cria sistema de dessanilização de água e atende hospitais

Foto: Alberto Coutinho/GOVBA

Nestas quarta e quinta-feira (5 e 6), o auditório da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), localizada no bairro da Federação, em Salvador, recebe o workshop Tecnova, que apresenta o andamento de 21 projetos selecionados pelo edital do Programa Bahia Inovação. Um deles, um sistema de dessanilização da água, já foi implantado em 65% dos hospitais da capital.

Lançado em 2013 pela Fapesb, com contratações efetuadas em 2014 e 2015, o edital contou com aporte de cerca de R$ 8 milhões da linha de financiamento Tecnova, sendo recursos do Estado e da Financiadora de Inovação e Pesquisa (Finep).

Apresentado pela empresa Wellan Water Treatment (WWT), o projeto de dessanilização de água é realizado através do processo de osmose reserva, uma solução com alto custo associado, tendo a concepção de uma tecnologia capaz de melhorar um conceito já existente.

“Quando nos inscrevemos no edital, tínhamos apenas uma ideia e a convicção de que a tecnologia possuía viabilidade técnica, mas não tínhamos os recursos. Esse montante permitiu avançar com a pesquisa, lançando mão de uma metodologia cara, com uso de microscópio de varredura eletrônica, inclusive”, revelou o diretor executivo da WWT, D’artagnam Gomes.

Com o aporte do edital, o sistema – que é uma espécie de ímã de altíssima potência capaz de fazer uma orientação específica na fase líquida da água, melhorando o elemento magneticamente – foi industrializado e instalado na tubulação de diversas unidades hospitalares da capital e algumas do interior. Com o desenvolvimento do sistema de sensoriamento remoto à distância, também possibilitado pelo incentivo do Bahia Inovação, a empresa passou a contar com a atuação de profissionais com maior capital intelectual, a exemplo de engenheiros químico, eletricista e ambiental, além de biólogo.

“Nos diferenciamos, pois nossa inovação reduziu uma série de gastos associados à osmose reversa. Desde que entramos no edital, a cada ano que passa, o negócio dobra de tamanho, inclusive em faturamento. Estamos presentes em 65% dos leitos hospitalares de Salvador, inclusive os hospitais das Obras Sociais Irmã Dulce, São Rafael, Santo Amaro, Jorge Valente e Santa Isabel”, comemora D’artagnam.

05 de dezembro de 2018, 13:18

Compartilhe: