sexta-feira, 26 de abril de 2024

Embaixador britânico é detido em protestos contra governo iraniano

Foto: Reprodução/Twitter

Redação

O embaixador do Reino Unido no Irã, Rob Macaire, foi preso neste sábado (11) à noite em Teerã. Ele participava de uma vigília pelas vítimas do avião derrubado por um míssil iraniano, que acabou se transformando em um protesto contra o governo local.

Rob Macaire ficou preso por cerca de uma hora, e a TV estatal iraniana informou que o diplomata foi detido por “incitar os protestos”.

Na manhã deste domingo (12), Macaire escreveu em uma rede social para agradecer as mensagens de apoio que recebeu e explicou que não participava das manifestações.

“Obrigado pelas muitas mensagens de boa vontade. Posso confirmar que não participei de nenhuma manifestação! Fui a um evento anunciado como uma vigília para as vítimas da tragédia do voo PS752. É normal querer prestar homenagem –algumas das vítimas eram britânicas. Saí após 5 minutos, quando alguns começaram a cantar. Detido meia hora depois de deixar a área”.

O ministro das Relações Exteriores britânico, Dominic Raab, disse em um comunicado que a prisão do diplomata violou a legislação internacional, e que o Irã corre o risco de “avançar para o status de pária”.

“A prisão do nosso embaixador em Teerã sem fundamento ou explicação é uma violação flagrante do direito internacional. O governo iraniano está em um momento de encruzilhada. Pode continuar sua marcha em direção ao status de pária com todo o isolamento político e econômico que isso implica, ou tomar medidas para diminuir as tensões e se engajar em um caminho diplomático adiante.”

Leia também:

Iranianos se revoltam nas ruas ao saber que governo derrubou avião de civis

12 de janeiro de 2020, 09:03

Compartilhe: