domingo, 9 de maio de 2021

Em artigo, Pedro Bial responde sobre polêmica com Lula e diz que já foi vítima de mentira do ex-presidente

Foto: Reprodução/TV Globo

Da Redação

Após afirmar em entrevista ao Manhattan Conection que só entrevistaria o ex-presidente Lula usando um polígrafo, o apresentador Pedro Bial foi alvo de inúmeras críticas.

Ontem, ele publicou um artigo, segundo o próprio jornalista, a convite do editor da Folha de S. Paulo, para responder sobre a polêmica. Até então, Bial não havia se manifestado.

Pedro Bial chegou a ser chamado de “grosseiro” pela resposta que deu sobre a possibilidade de entrevistar Lula. No artigo, o jornalista escreve que “grosseria é pressupor malícia e ousar impor condições como ‘só faço ao vivo, não confio na edição'”.

O apresentador se referia ao fato de Lula afirmar que só aceitaria participar de seu programa se fosse ao vivo, e sem edição. Ainda no artigo, Bial diz que, em sua “resposta bem-humorada à grosseria de Lula, não estava apelando ao truísmo universal de que ‘políticos mentem’. Nem me referia a possíveis inverdades em discursos, declarações ou depoimentos do dono do PT”.

Ele prossegue: “Tampouco invoquei a famosa entrevista em que Lula disse, como se falasse a verdade, que mentia mesmo para dramatizar estatísticas”.

“Caso pessoal”

Pedro Bial classificou de um “caso pessoal” a motivação para a sua resposta. “Lula sabe muito bem que já mentiu a meu respeito”.

Ele narra a entrevista feita em 2006, no auge do escândalo do mensalão, que foi ao ar no Fantástico. Segundo Bial, após a entrevista, Lula o convidou para o gabinete e, “afável”, nas palavras dele, conversou com a equipe por mais de uma hora, pedindo opiniões e as ouvindo como se fossem conselhos.

Oito anos depois, diz Bial, Lula inventou, diante de uma “claque de blogueiros governistas”, que teria sido vítima da agressividade do jornalista. “Vocês estão lembrados da agressividade do Bial quando ele foi me entrevistar no Palácio? Eu poderia ter levantado e falado: ‘Cai fora do meu gabinete!’. Não. Eu falei: ‘Vou mostrar para esse cidadão que educação a gente não aprende na escola, a gente aprende no berço’”, disse o ex-presidente.

19 de abril de 2021, 09:10

Compartilhe: