sexta-feira, 5 de junho de 2020

Dica para a quarentena: “Todos os Homens do Presidente” traz aula de jornalismo

Foto: Reprodução

Da Redação

Hoje, dia 7 de abril, é celebrado o Dia do Jornalista. Uma dica para estudantes, profissionais ou simpatizantes desse ofício é o filme “Todos os Homens do Presidente” (1976).

O filme retrata o trabalho dos dois  jornalistas que investigaram o caso que ficou conhecido como o escândalo de Watergate. Em 1972, homens invadiram a sede do partido Democrata e roubaram documentos a mando da Casa Branca. Na época, os EUA vivia o auge do fracasso da Guerra do Vietnam e era comandado pelo presidente Richard Nixon, do partido Republicano. Ele disputava naquele ano a reeleição.

Os jornalistas do Washington Post, Bob Woodward e Carl Bernstein, tiveram ajuda de uma fonte secreta, que foi apelidada de “garganta profunda”. Com encontros secretos realizados na garagem de um prédio, os repórteres conseguem fazer a ligação entre o roubo dos documentos e o gabinete do presidente dos Estados Unidos.

As primeiras matérias foram publicadas ao longo de 1972. O Caso Watergate culminou na renúncia de Nixon em 1974. Em 1975, encerrava a Guerra do Vietnam com a derrota dos EUA.

O filme pode ser alugado ou comprado pelos serviços do Google Play ou YouTube.

 

07 de abril de 2020, 13:32

Compartilhe: