sexta-feira, 26 de abril de 2024

Dia Nacional da Vacinação alerta sobre importância de imunização e atenção à caderneta

Foto: Bruno Concha/Secom

Redação

O Dia Nacional de Vacinação é celebrado nesta quinta-feira (17) e, em virtude da data, estão sendo intensificadas em Salvador ações de conscientização quanto à importância da imunização e atualização da caderneta de vacina. A prevenção de doenças imunobiológicas é uma luta constante no país. A imunização é uma estratégia da saúde no combate às doenças como sarampo, febre amarela e paralisia infantil, que podem deixar sequelas ou mesmo matar.

Além da frequente conscientização nos postos de saúde, as unidades de saúde também realizam campanhas para reforço à imunização. Até o próximo dia 25, acontece a campanha de vacinação contra o sarampo. Os animais também não podem ficar de fora: a vacinação antirrábica para cães e gatos prossegue até a próxima sexta-feira (18), para evitar a transmissão da raiva para humanos.

Não existe uma vacina para todas as doenças, logo, há necessidade de se ficar atento ao calendário e à caderneta de vacinação. O cidadão que se esquecer de tomar determinada dose na data descrita na caderneta, pode se dirigir ao posto de saúde e não necessita reiniciar o esquema de vacinação. É dada continuidade ao que já foi iniciado, sem prejuízo na resposta imunológica.

No calendário vacinal, é possível ter acesso aos tipos de imunização e quais as faixas etárias indicadas para cada uma delas. São elas: BCG, tríplice bacteriana, hepatite B, influenza sazonal, meningocócica, pneumocócica, tetravalente, poliomielite e VORH (Oral contra Rotavírus Humano). É importante comparecer a um posto de saúde para atualizar e verificar se existe alguma pendência.

 

16 de outubro de 2019, 23:01

Compartilhe: