sexta-feira, 29 de março de 2024

Demanda árabe renova esperança de produtores de caprinos e ovinos na Bahia

Foto: Divulgação/GOVBA

Da Redação

O Ministério da Agricultura recebeu na semana passada uma Comissão da Arábia Saudita para a aquisição de 100 mil caprinos por mês.

Representantes da pasta realizaram uma missão técnica à Bahia com o objetivo de conhecer projetos agropecuários no semiárido baiano voltados à ovinocaprinocultura.

A missão incluiu os municípios de Vitória da Conquista, Itaguaçu da Bahia, Jacobina, Ipirá, Feira de Santana e Salvador.

Em Jacobina, uma das cidades com a maior produção de ovinocaprinocultura no estado, o encontro aconteceu na quinta-feira, na Associação Comercial e Industrial do município .

Presente na comitiva, o secretário do Grupo Parlamentar Brasil/Países Árabes, Khalil Karam, explicou que a demanda crescente do mercado árabe é uma excelente oportunidade para os produtores baianos e nordestinos. “Temos uma demanda atual de 150 mil animais vivos por mês para países como Egito, Líbano, Turquia, dentre outros”, afirmou.

Karam ressaltou que para atender o mercado árabe é necessário que os produtores/criadores se organizem e, para isso, é fundamental o apoio do Governo Federal e instituições/entidades com projetos voltados ao agronegócio.

Mercado de carne

Quarta mais consumida no mundo, a carne ovina ainda é pouco demandada pela maioria dos brasileiros, mas projeções da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) apontam um aumento do consumo em 10,94% até 2027.

Aliado ao crescimento do mercado geral de carne, proporcionado pelo aumento da população mundial e avanço da renda per capita, o consumo do mercado externo, especialmente de países árabes, renova a esperança dos criadores nordestinos, maiores produtores de caprinos e ovinos do país.

Segundo dados publicados pela Agência de Brasil-Árabe, o rebanho nacional de caprinos gira em torno de 9,8 milhões de animais, sendo que 90% se concentra no Nordeste. Já os ovinos são 18 milhões – 60% está no Nordeste e 25% no sul do País. A produção de carne de ovinos é de 91 milhões de toneladas.

Com informações da Agência Sebrae de Notícias.

18 de julho de 2021, 12:44

Compartilhe: