sexta-feira, 19 de abril de 2024

Dallagnol articulou estratégias para tentar emplacar aliado na PGR

Foto: Arquivo/Agência Brasil

Redação

Novas mensagens divulgadas pelo UOL mostram que o procurador Deltan Dallagnol tentou emplacar nos bastidores o procurador regional da República Vladmir Aras, seu aliado no Ministério Público Federal, como novo chefe da Procuradoria-Geral da República.

De acordo com a reportagem do site, Dallagnol fez lobby com ministros do governo Jair Bolsonaro, senadores e, pelo menos, três ministros do Supremo Tribunal Federal.

Os diálogos entre o procurador da Lava Jato e Aras revelam um engajamento pessoal e uma articulação diária entre os dois para elaborar estratégias. Aras participou de eventos e agendou reuniões a partir dessa articulação.

As conversas mostram ainda que, em diversos momentos, Dallagnol teve receio de que sua interferência na disputa viesse a público.

Em resposta ao UOL, o MPF do Paraná justificou que é permitido aos procuradores “incentivar colegas a se candidatarem”, “fazer contatos” e “encampar iniciativas para a escolha dos melhores candidatos”, mas destacou que tem “reiteradamente defendido” a listra tríplice “sem manifestar apoio a determinado candidato”.

16 de agosto de 2019, 10:26

Compartilhe: