segunda-feira, 6 de maio de 2024

Covid-19: diretor de empresa norte-americana diz que vacina pode ficar disponível até o fim do ano

Foto: Divulgação

Da Redação

A empresa de biotecnologia norte-americana Moderna anunciou nesta segunda-feira (18) que a vacina contra o novo coronavírus (Sars-CoV-2), que está sendo desenvolvida por ela, parece ser segura e capaz de estimular resposta imune contra o vírus. O projeto é o primeiro a ser testado em humanos. Segundo o diretor-médico Tal Zaks, a depender dos resultados dos testes que estão sendo feitos, a vacina pode ficar disponível ainda neste ano.

As impressões anunciadas pela biofarmacêutica são baseadas nos resultados das oito primeiras pessoas que receberam duas doses da vacina, a partir de março.

De acordo com a empresa, os níveis de anticorpos neutralizantes ao vírus produzidos por esses voluntários saudáveis equivalem aos encontrados em pacientes que se recuperaram da Covid-19.

A Moderna afirma que uma segunda fase de testagem em humanos será feita em breve e, em julho, uma terceira envolvendo milhares de pessoas saudáveis.

Caso os testes da segunda fase sejam bem-sucedidos, Tal Zaks afirma que uma vacina poderá ficar disponível para uso generalizado até o fim deste ano ou no início de 2021, “Estamos fazendo o possível para chegar logo ao maior número possível de doses”, informou, segundo o Estadão.

O estudo clínico é realizado pelos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos, onde o governo investiu US$ 500 milhões de dólares para essa potencial vacina. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que aguarda a descoberta de uma vacina até o final do ano.

 

18 de maio de 2020, 14:36

Compartilhe: