sexta-feira, 29 de março de 2024

Coronel do Exército comanda serviço paralelo de informação para Bolsonaro, diz ‘Veja’

Foto: Reprodução/Veja

Da Redação

O coronal do Exército, Marcelo Costa Câmara, revelou, em conversa com a reportagem do site da Veja, que atua como “assessor especial do presidente da República, do gabinete pessoal”. “A gente trata de assuntos de referência ao presidente. A gente faz trabalhos pessoais”, explicou.

Segundo a Veja, por determinação de Bolsonaro, Câmara conduz investigações, reúne informações e produz dossiês que já provocaram a demissão de ministros e diretores de estatais, debelaram esquemas de corrupção que operavam em órgãos do governo e fulminaram adversários políticos. Tudo isso feito, praticamente às escondidas.

Fontes ouvidas pela Veja, que são próximas ao presidente, referem-se ao coronel como “o cara da inteligência”.Câmara sugeriu que ele seria uma espécie de especialista em compliance. No entanto, esse suposto trabalho surgiu, de acordo com a Veja, no início do governo, a partir de uma reclamação antiga de Bolsonaro que se tronou pública em meio às acusações de que ele tenta interferir em órgãos como a Polícia Federal.

Na reunião ministerial do dia 22 de abril, ele externou, mais uma vez, que não confia nos canais oficiais de informação, incluindo a Agência Brasileira de Inteligência. Bolsonaro acredita que o órgão é composto por servidores ainda fiéis à gestão petista e, assim, ele estaria cercado de inimigos.

29 de maio de 2020, 10:10

Compartilhe: