Coronavírus: Pfizer e BioNTech anunciam intenção de expandir testes de vacina candidata

Da Redação
A farmacêutica americana Pfizer e o laboratório de biotecnologia alemão BioNTech propuseram à Food and Drug Administration (FDA), equivalente à Anvisa dos Estados Unidos, aumentar o número de voluntários na Fase 3 dos testes de sua vacina candidata contra a Covid-19 a até cerca de 44.000 participantes. O comunicado foi feito pelas próprias empresas neste sábado (12).
A meta inicial para o teste era de até 30.000 participantes, que as empresas disseram esperar atingir na próxima semana. A expansão proposta, segundo O Globo, permitiria às companhias inscrever pessoas a partir dos 16 anos e pessoas com HIV, hepatite C e hepatite B crônicos e estáveis.
“Como afirmado anteriormente, com base nas taxas de infecção atuais, as empresas continuam a esperar que uma leitura conclusiva sobre a eficácia seja provável no final de outubro”, acrescentaram as empresas.
Estudo publicado no mês passado na revista científica Nature indicou que a vacina desenvolvida pela Pfizer em parceria com a BioNTech, desenvolveu uma resposta imune robusta e não apresentou efeitos colaterais graves. Os resultados, considerados preliminares, correspondem às duas primeiras fases da pesquisa.
Para demonstrar a eficácia da vacina, as companhias conduzem a terceira e última etapa dos ensaios clínicos, que envolverão um número maior de voluntários. A vacina é testada no Brasil, nos estados de São Paulo e Bahia.