sexta-feira, 26 de abril de 2024

Controle do coronavírus pode levar 5 anos, diz cientista-chefe da OMS

Foto: Divulgação

Da Redação

Serão necessários quatro ou cinco anos até que o novo coronavírus esteja sob controle, segundo apontou nesta quarta (13) a cientista-chefe da OMS (Organização Mundial da Saúde), Soumya Swaminathan.

De acordo com a Folha de S.Paulo, ela afirma que o tempo pelo qual o vírus continuará representando uma ameaça vai depender das mutações que ele possa sofrer, da eficácia de medidas de restrição do contágio implantadas pelos países e do desenvolvimento de uma vacina viável.

Em uma conferência digital promovida pelo jornal britânico Financial Times, Soumya disse que “não há bola de cristal” para essa previsão, e que a pandemia pode até “potencialmente piorar”.

Para Swaminathan, o mais provável é que o coronavírus fique endêmico e a humanidade precise conviver com ele, como ocorre com o HIV. “Com tratamentos corretos, pode se tornar um vírus que não provoca mais pânico. Mas no momento é um patógeno novo, chegando aos humanos pela primeira vez, e é impossível estimar por quanto tempo ele ficará entre nós”, disse.​

13 de maio de 2020, 17:50

Compartilhe: