sexta-feira, 10 de abril de 2020

Codesal vistoria imóveis atingidos por deslizamento de terra em Valéria

Foto: Divulgação/PMS

Da Redação

A Defesa Civil de Salvador (Codesal) realizou vistorias nos imóveis localizados na Rua da Paz (Estrada do Derba), no bairro de Valéria, onde ocorreu, na manhã desta quinta-feira (26), um deslizamento de terra que invadiu duas casas. As residências tiveram suas estruturas comprometidas e terão que ser demolidas.

Deslizamento de terra invadiu duas casas em Valéria (Foto: Divulgação/PMS)

Segundo o órgão, 11 outras casas foram evacuadas. A Codesal contou com a colaboração das demais entidades do Sistema Municipal de Proteção e Defefesa Civil (SMPDC) para proceder as vistorias e encaminhar os moradores atingidos à Secretaria Municipal Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre).

Duas pessoas, que estavam em uma das casas, foram resgatadas pelo Corpo de Bombeiros. Sete outras que ficaram ilhadas na rua foram também resgatadas, sem ferimentos graves. A área foi isolada.

Um poste atingido já recebeu reparos da Coelba. A Guarda Municipal (GCM) foi convocada para a retirada das pessoas que vivem no entorno e resistem em ficar nos imóveis próximos à encosta que deslizou na localidade.

Segundo o diretor geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, o órgão tomou conhecimento de que foi irregularmente colocada terra emprestada no talude, o que poderia ter ocasionado o deslizamento. “Isso vai ser averiguado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) para que sejam tomadas providências cabíveis e para que não venhamos a ter outros escorregamentos no local”.

Ainda segundo Sosthenes, todas as casas do entorno estão sendo vistoriadas, com o apoio da Secretária de Articulação Comunitária e Prefeitura-Bairro e da Sedur. Os moradores cadastrados serão acolhidos pelos programas sociais do município.

26 de março de 2020, 18:39

Compartilhe: