terça-feira, 2 de junho de 2020

Cidades baianas onde Bolsonaro foi bem votado têm reabertura do comércio

Foto: Reprodução

Thyara Araujo

Os municípios baianos de Eunápolis, Conquista e Barreiras estão com reabertura de parte do comércio, apesar da pandemia do novo coronavírus. Nessas regiões, o presidente Jair Bolsonaro foi bem votado nas eleições de 2018.

Após reunião envolvendo a prefeitura municipal, Ministério Público, Câmara de Dirigentes Lijistas (CDL), Sinco, Sindicomércio, Polícia Militar e o Conselho de Saúde, o prefeito de Eunápolis, Robério Oliveira definiu o Plano Municipal de Retomada Gradativa das Atividades Econômicas da cidade que começou a ser colocado em prática a partir desta segunda-feira (6). Na cidade, não há caso confirmado da doença.

Terceira maior cidade da Bahia, com cerca de 340 mil habitantes, Vitória da Conquista também reabriu o seu comércio hoje, indo de encontro às orientações do Ministério da Saúde. O prefeito Herzem Gusmão (MDB), que é aliado do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), emitiu um decreto no qual permite a abertura de estabelecimentos comerciais em um esquema de rodízio.

O decreto em Conquista prevê que setores como os de vestuário, óticas, joalherias e cosméticos funcionem das 8h às 13h. Já lojas de segmentos como eletrônicos, móveis, papelarias, entre outros, funcionarão das 13h às 18h. Shoppings, cinemas, bares, casas de show e restaurantes seguirão fechados por, pelo menos, mais sete dias. Na cidade, há 4 casos confirmados da doença.

O comércio na cidade de Barreiras, no oeste da Bahia, também retomou na manhã de hoje suas atividades. A medida foi publicada em novo decreto da prefeitura na tarde de domingo (5). o documento institui o plano municipal de retomada das atividades econômicas. No município, existe um caso de infecção pelo novo coronavírus.

Eleição 2018

Nas últimas eleições, Bolsonaro teve os seguintes votos no segundo turno:

– Eunápolis: obteve 49,41% dos votos válidos, representando 28.502 votos. Em comparação à eleição de 2014, Eunápolis e Vitória da Conquista não repetiram a preferência por um adversário do PT.

-Barreiras: 40,34% dos votos, representando 29.915 votos;

-Conquista: 41,93%, representando 72.763 votos.

 

06 de abril de 2020, 20:00

Compartilhe: