domingo, 9 de maio de 2021

Castramóvel inicia atendimento à população do Novo Horizonte

Foto: Ascom/SMS

Da Redação

Após uma temporada no Parque São Bartolomeu, na Avenida Suburbana, o Castramóvel, serviço itinerante de castração de cães e gatos, iniciou o atendimento à população da localidade do Novo Horizonte, nesta terça-feira (4). Diariamente, são realizados 15 procedimentos de segunda a sexta, das 8h às 13h. O equipamento está atendendo no estacionamento da Escola Municipal Novo Horizonte.

As castrações podem ser agendadas no e-mail [email protected] ou presencialmente nos postos de saúde da rede municipal. O proprietário ou responsável deve levar o próprio RG e CPF, comprovante de residência, cartão do SUS e cartão de vacina antirrábica do animal atualizada. No dia agendado é realizada a triagem do animal e, caso esteja tudo em ordem com a saúde, a castração é feita em seguida. Por conta da pandemia, a recomendação é que compareça apenas o tutor e o animal para não gerar aglomeração.

“A castração prolonga a vida do animal e faz o controle populacional, além de prevenir doenças como tumores, a exemplo do câncer de mama nas cadelas ou gatas. O procedimento diminui também a demarcação de território e, em muitos casos, reduz a agressividade do animal”, explicou Tainara Ferreira, diretora da Diretoria de Proteção Animal (Dipa) da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

Esse ano foram realizadas mais de 5 mil cirurgias gratuitas através da rede municipal. Além do bairro de Novo Horinzonte, outro Castamóvel segue com o atendimento no bairro de Piatã.

04 de maio de 2021, 16:37

Compartilhe: