domingo, 1 de agosto de 2021

‘Capitã Cloroquina’ enviou perguntas para senadores governistas da CPI fazerem a ela

Foto: Jeferson Rudy/Agência Senado

Da Redação

Conhecida como ‘capitã Cloroquina’, a secretária da Gestão do Trabalho e da Educação do Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro, afirmou ter enviado a senadores governistas da CPI da Covid perguntas para que eles fizessem a ela durante o depoimento que prestou à comissão. As informações são da Folha de S. Paulo.

Em um vídeo obtido pelo site da Folha, a servidora resumiu bem a estratégia: “Eles jogam para eu fazer o gol”. A conversa aconteceu às vésperas do depoimento de Mayra à CPI, que aconteceu no dia 25 de maio.

O vídeo com a conversa foi obtido pela CPI na quebra de sigilo da servidora. O link para a conversa estava em sua caixa de email.

“A gente tem um grupo que nos apoia, que acredita no nosso trabalho. Esse grupo tem que fazer perguntas, no direito que eles têm de interrogar o depoente, que nos ajudem no nosso discurso. Então, que perguntas eu posso dar para esses senadores fazerem a mim. Entendeu? Eles jogam para eu fazer o gol. Eles chutam para eu fazer o gol”, disse Mayra a um epidemiologista que participou da conversa.

Segundo a Folha, no vídeo, além de Mayra Pinheiro, aparece o epidemiologista e Hélio Angotti Neto, secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde.

A intenção declarada por eles era organizar as publicações científicas a favor do tratamento precoce para que Mayra os usasse no depoimento.

“Qual é a bala de prata que eu posso levar estampada num cartaz para dizer aos senadores: ‘Está aqui a prova estatística que tenho até hoje que hidroxicloroquina, que ivermectina funcionam’. O que eu posso visualmente colocar numa apresentação para entregar a cada um dos senadores que me dê essa certeza que eu posso manter o meu discurso. Entendeu?”

E continua: “O que que eu posso levar. O que a gente aprontar de um desenhozinho, literalmente um desenho porque eles são leigos, nenhum deles entende o que o senhor explicou para a gente, mas eles levam um bocado de papel que a militância da esquerda está dando e ficam assim: olha aqui dra. Mayra, um artigo tal”.

22 de julho de 2021, 09:27

Compartilhe: