quarta-feira, 24 de abril de 2024

Campanha pede para Milton Nascimento cancelar show em Israel

Foto: Divulgação

Thyara Araujo

Ativistas, entidades, partidos políticos, lideranças sindicais, indígenas e dos movimentos sociais divulgaram nesta segunda-feira, 20, uma carta dirigida ao cantor e compositor Milton Nascimento pedindo para que cancele um show marcado para Tel Aviv, em Israel, no dia 30 de junho. “Milton, a voz que vem do coração diz não ao apartheid.” Esse é o chamado da campanha. O show está marcado para 30 de junho.

A iniciativa atende ao chamado da sociedade civil palestina por “Boicote, Desinvestimento e Sanções (BDS)” a Israel até que os direitos humanos fundamentais dos palestinos sejam atendidos, por liberdade, igualdade e justiça. Reivindica, assim, o fim da ocupação e colonização israelenses; o cumprimento do direito de retorno dos milhões de refugiados palestinos às suas terras, segundo informa o documento, e direitos civis iguais a todos os palestinos que vivem em Israel.

“Aprendemos com sua música que todo artista tem que ir aonde o povo está. Certamente o povo não está com o apartheid, a colonização e a ocupação”, explica a carta ao artista. O documento afirma que tocar em Israel significa “endossar políticas e práticas racistas, coloniais e de apartheid – ilegais sob o direito internacional. Ademais, o governo israelense apresenta os shows em Israel como um sinal de aprovação a suas políticas. Israel viola sistematicamente o direito internacional ao impedir o retorno dos refugiados palestinos, ao colonizar e ocupar a Cisjordânia e a Faixa de Gaza e ao discriminar sistematicamente os palestinos hoje cidadãos de Israel”, diz o documento.

A carta ainda lembra que muitos artistas se recusaram a realizar shows em Israel, como Lauryn Hill, Roger Waters (Pink Floyd), Snoop Dog, Carlos Santana, Cold Play, Lenny Kravitz, Elvis Costello e Linn da Quebrada. Para os signatários do documento, tocar em Israel seria o mesmo que se apresentar na África do Sul durante o regime do apartheid.

Nas redes sociais, o BDS Brasil está usando a hashtag #CancelaMiltonNascimento #BDS.

21 de maio de 2019, 19:18

Compartilhe: