sexta-feira, 19 de abril de 2024

‘Caixa Tem’ apresenta falha e pagamentos são prejudicados

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Da Redação

O aplicativo “Caixa Tem” virou um problema para as pessoas que têm direito a receber o auxílio emergencial de R$ 600 pago pelo governo federal durante a pandemia da Covid-19. O app foi criado pela Caixa Econômica Federal (CEF) para facilitar o acesso dos beneficiários de programas sociais.

Com as limitações para saques dos recursos nas agências do banco que seguem um cronograma pré-definido conforme a data de aniversário do beneficiário, o aplicativo para celulares acaba sendo o principal meio para o pagamento de contas e a transferência de recursos para as 65,2 milhões de pessoas que recebem o auxílio. Só que o Caixa Tem não tem conseguido dar conta dessa demanda.

Muitos usuários têm reclamado das longas filas de espera — de mais de 10 minutos — para conseguirem acessar suas contas virtuais por meio do Caixa Tem. Muitas vezes, após esperarem o tempo estipulado pelo aplicativo, recebem apenas a mensagem de que o sistema estaria indisponível.

O banco admitiu a ocorrência de “intermitência momentânea” em alguns serviços do Caixa Tem, e creditou o problema à quantidade de acessos simultâneos no aplicativo, de cerca de 500 mil usuários por hora.

A instituição não foi clara sobre o que pretende fazer para acabar com as intermitências no acesso. “A Caixa tem implementado melhorias no aplicativo, como a ampliação da validade da sessão de cada usuário durante 72 horas, o que evita a necessidade de nova fila virtual para acessar o Caixa Tem durante esse período”, alegou o banco, em nota.

07 de julho de 2020, 05:01

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