quarta-feira, 24 de junho de 2026

Caixa e BB iniciam pagamento de cotas do PIS/Pasep

Foto: Arquivo/Agência Brasil

Agência Brasil

Quem trabalhou com carteira assinada entre 1971 e 4 de outubro de 1988 começou a receber hoje (19) as cotas do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep). A Caixa Econômica Federal, que administra o PIS, e o Banco do Brasil (BB), que administra o Pasep, começam a depositar o dinheiro nas contas dos correntistas das duas instituições.

Os demais cotistas poderão fazer os resgates conforme calendário divulgado pela Caixa e o Banco do Brasil. Segundo a Medida Provisória (MP) 889/2019, os recursos do fundo ficarão disponíveis para todos os cotistas, sem limite de idade. Diferentemente dos saques anteriores, agora não há prazo final para a retirada do dinheiro.

A MP facilita o saque por herdeiros, que passarão a ter acesso simplificado aos recursos. Eles terão apenas de apresentar declaração de consenso entre as partes e a declaração de que não existem outros herdeiros conhecidos.

Em uma entrevista à TV Brasil, o secretário de Política Econômica, Adolfo Saschida, informou que R$ 23 bilhões estão parados no PIS/PASEP e a previsão do governo é que sejam sacados apenas R$ 2 bilhões. “Ou seja, R$ 21 bilhões vão ficar parados porque o dono esqueceu”. Ele fez um apelo para que as pessoas procurem saber se têm dinheiro para sacar.

19 de agosto de 2019, 11:58

Compartilhe: