sexta-feira, 29 de março de 2024

Cabe a Otto Alencar definir data da primeira sessão da CPI da Covid

Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

Da Redação

O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), fez nesta quinta-feira (15) a leitura da lista com os nomes dos senadores indicados pelos partidos para compor a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19, que vai investigar ações e omissões do governo federal na pandemia, bem como a administração de recursos da União enviados a estados e municípios.

Os senadores baianos Otto Alencar e Ângelo Coronel, ambos do PSD, vão fazer parte da comissão, sendo o primeiro na titularidade e o segundo na suplência. Agora, se não houver trocas, caberá ao senador Otto Alencar decidir quando será realizada a primeira sessão da CPI, por ser o senador mais velho indicado para a comissão.

Na primeira sessão, serão escolhidos o relator da CPI da Covid-19 e também o presidente da comissão. Na sequência, deverão ser ouvidos os três ex-ministros da Saúde do governo Jair Bolsonaro. São eles Luiz Henrique Mandetta, Nelson Teich e Eduardo Pazuello. A intenção é investigar eventuais problemas de gestão do governo federal e averiguar possíveis omissões. O Brasil já tem mais de 360 mil mortes por Covid-19.

A CPI da Covid-19 tem duração prevista de 90 dias, mas pode ser prorrogada pelo mesmo período. A previsão é que ela custe, inicialmente, R$ 90 mil. A comissão tem poder para convidar ou convocar autoridades, além de poder gerar quebra de sigilos fiscal e telefônico. A CPI também pode pedir indiciamentos ao Ministério Público.

15 de abril de 2021, 17:50

Compartilhe: