sexta-feira, 26 de abril de 2024

Bruno Reis anuncia avanço na construção da AMA; investimento será de R$ 15 milhões

Foto: Divulgação

Da Redação

O candidato a prefeito de Salvador do Democratas, Bruno Reis, anunciou, nesta sexta-feira (18), mais um avanço no processo de construção da nova sede da Associação de Amigos do Autista da Bahia (AMA), durante live com o vice-presidente da entidade, Leonardo Martinez. Com a liberação da certidão de dominialidade, os recursos da ordem de R$ 15 milhões já podem ser empenhados pelo governo federal e, com isso, a prefeitura iniciará o processo de licitação para que as obras sejam iniciadas.

“A Secretaria de Educação irá licitar essa obra. Hoje, temos em torno de 250 pessoas com autismo atendidas pela AMA, mas temos mais de 2 mil esperando. Com a nova sede, a AMA poderá atender até 3 mil pessoas. Era fundamental a gente oferecer este novo espaço na cidade. As obras começam em breve e, quem sabe, no final do ano que vem ou no início de 2022, a gente entregue este novo espaço”, afirmou o candidato.

Leonardo Martinez se emocionou ao falar sobre a nova sede da entidade e ressaltou o comprometimento de Bruno com a causa. “É preciso ter coerência com a história de Bruno com a nossa causa. Não veio aqui para prometer, porque ele já fez muito pela causa. Essa relação com Bruno é antiga, porque ele sempre se comprometeu e tem dado contribuições”, afirmou.

A live foi acompanhada pela presidente da AMA, Rita Brasil, pelo deputado federal João Roma (Republicanos), que articulou recursos para a construção da nova sede, e por Berenice Viana, que se tornou uma das maiores referências da luta em prol da pessoa com autismo no Brasil. Ela dá nome à lei que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtornos do Espectro Autista (TEA) – chamada de Lei Berenice Viana.

Bruno Reis ainda anunciou que seu plano de governo prevê a construção de um Centro de Reabilitação em Cajazeiras. “Na gestão do prefeito ACM Neto, já construímos um centro no Subúrbio, o que facilita para que as pessoas com deficiências não precisem ir para o Centro da cidade. Agora, vamos construir um em Cajazeiras”, revelou.

Compromisso

O candidato do Democratas também se comprometeu com pautas na educação e na saúde solicitadas por Leonardo Martinez para melhorar a vida das pessoas com autismo. Na educação, Bruno destacou que a prefeitura tem investido na formação de professores e na contratação de Agentes de Desenvolvimento Infantil (ADIs). A rede municipal tem cerca de 5 mil alunos com alguma deficiência, sendo mais de 1.400 de autistas. “Vamos trabalhar para ter toda a rede dotada de infraestrutura e de pessoal para garantir acolhimento das crianças com deficiência”, afirmou.

Na saúde, Bruno também se comprometeu a analisar a questão do medicamento risperidona, que é distribuído pela rede municipal em comprimido e em gotas. Contudo, algumas pessoas com autismo têm dificuldade para engolir os comprimidos. “Vamos buscar junto ao Ministério da Saúde essa alteração para receber a risperidona em solução. Outro caminho é que a prefeitura compre com recursos próprios”, frisou.

18 de setembro de 2020, 20:36

Compartilhe: