sábado, 4 de maio de 2024

Bolsonaro lança hoje nova sigla em meio a incertezas de viabilidade

Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

Redação

O novo partido do presidente Jair Bolsonaro será lançado oficialmente hoje (21). No entanto, há incertezas sobre a viabilidade da legenda, batizada de Aliança pelo Brasil.

O partido precisa conseguir brechas na Justiça Eleitoral para disputar as eleições de 2020 e chegar à corrida presidencial de 2022 com recursos dos fundos partidário e eleitoral e algum tempo de rádio e TV. Do contrário, não terá nenhum e nem outro.

Os tribunais superiores adotam o entendmento de que o fundo e o tempo de mídia pertendem ao partido, e não ao deputado. A distribuução do fundo partidário leva em conta os votos obtidos na última eleição para a Câmara, fator que não garantiria recursos para a nova sigla.

As divisões do fundo eleitoral e do tempo de propaganada gratuita em rádio e TV também são feitas com base nos dados das últimas eleições gerais.

Apesar disso, conforme apurou a Folha de S. Paulo, aliados de Bolsonaro tratam esse cenário com desdem. O grupo aposta que o presidente tem capilaridade e influência política suficientes para participar das próximas eleições sem dinheiri e televisão, como fez nas eleições de 2018.

O objetivo de Bolsonaro, ainda segundo a Folha, é tornar o Aliança o maior partido do país, apostando no peso da cadeira presidencial, além da ascendência de seu clã nas redes sociais, para conquistar filiados, com ou sem mandatos.

21 de novembro de 2019, 10:26

Compartilhe: