sábado, 20 de abril de 2024

Balanços oficiais de desmatamento na Amazônia confirmam alertas do Inpe

Foto: Divulgação/Governo do Pará

Redação

Alertas preliminares de áreas com sinais de devastação na floresta amazônica vêm sendo confirmados ano a ano. De acordo com os dados oficiais compilados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), de agosto de 2018 a julho deste ano, os alertas indicaram que 6,8 mil km² poderiam estar sob desmate. O balanço do período que se encerrou em julho de 2019 ainda não foi divulgado.

Em termos comparativos, de agosto de 2017 a julho de 2018 os alertas sinalizaram desmate em 4,5 mil km ² e a taxa oficial ficou em 7,5 mil km² – 64,8% maior. A mesma tendência pode ser percebida nas séries anteriores do Inpe.

Os alertas são emitidos diariamente pelo Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter) e servem para embasar ações de fiscalização do Ibama. Já os dados oficiais são do Programa de Monitoramento da Floresta Amazônica Brasileira por Satélite (Prodes), que tem índice de confiança próximo a 95%.

Foram as divulgações desses alertas e dos dados que geraram críticas do presidente Jair Bolsonaro. Ele afirmou que os números prejudicam a imagem do país. Com a repercussão, o diretor do Inpe, Ricardo Galvão, foi exonerado.

18 de agosto de 2019, 23:32

Compartilhe: