quarta-feira, 24 de abril de 2024

Bahia vai receber Centro Internacional de Investigação do Atlântico com investimento de R$ 15 milhões

O I Fórum Internacional do Meio Ambiente e Economia Azul foi lançado nesta quarta-feira (14), no Senai Cimatec, em Salvador. Em sua fala no evento, o governador Rui Costa (PT) anunciou a implantação de uma unidade do Centro Internacional de Investigação do Atlântico (AIR Centre), na capital baiana, em parceria com o governo português.

O AIR Centre vai receber investimentos de aproximadamente R$15 milhões e será inaugurado na sexta-feira (16), no Instituto de Geociências da Universidade Federal da Bahia (Ufba). P centro é uma plataforma para o desenvolvimento de atividades de investigação nas áreas do clima, terra, espaço e oceano.

“Para o Nordeste brasileiro, o meio ambiente tem valor, e, ao contrário do que alguns têm dito, queremos firmar parcerias para a preservação e também para a geração de emprego e renda, a partir do equilíbrio sustentável entre a utilização dos recursos naturais e a produção, seja ela agrícola, industrial ou tecnológica. Os nove estados do Nordeste estão dispostos a montar uma rede, com o objetivo de cooperar e juntar esforços a partir dos conhecimentos gerados. É isso que nós estamos buscando fazer, e esse encontro de hoje vem dar passos nessa direção”, disse o governador.

O centro vai reunir atividades nas áreas da observação da Terra e aplicações computacionais, incluindo o recurso a metodologias de inteligência artificial no apoio à ciência e à pesquisa para a preservação dos ecossistemas marinhos e costeiros, e para o benefício das pessoas que vivem em torno do Oceano Atlântico.

15 de agosto de 2019, 00:32

Compartilhe: