sexta-feira, 19 de abril de 2024

Bahia apresenta três longas na principal competição da Mostra de Cinema de Tiradentes

Foto: Divulgação

Da Redação

Começou na noite de ontem a 24ª edição da Mostra de Cinema de Tiradentes. Adaptada às imposições da pandemia, o evento acontece, pela primeira vez, em formato online. A programação é gratuita e pode ser acessada aqui até o dia 30 de janeiro.

Na principal competição do evento, a Mostra Aurora, três longas baianos estão na programação: “Rosa Tirana”, de Rogério Sagui, “Açucena”, de Isaac Donato, e “Eu, Empresa”, de Leon Sampaio e Marcus Curvelo.

A Mostra Aurora é dedicada a exibição de longas-metragens inéditos e realizados por diretores estreantes, ou que tenham até três longas no currículo.

Além dos filmes, a Mostra de Tiradentes, uma das mais tradicionais do país, traz debates, seminários e homenagens.

A cineasta e artista plástica Paula Gaitán é a homenageada do evento. Na abertura, ela participou de um debate sobre sua carreira e também apresentou seu filme “Ostinato”, que retrata o processo criativo do músico Arrigo Barnabé.

Paula é diretora de filmes como “Exilados do Vulcão”, “Noite” e “Luz nos Trópicos”. É dela também o documentário “Diário de Sintra”, que aborda os últimos dias do cineasta Glauber Rocha na cidade portuguesa. Paula foi casada com Glauber, com quem teve dois filhos: o também cineasta Eryk Rocha e a cantora, atriz e diretora Ava Rocha.

Ao todo, a Mostra Tiradentes exibe 114 filmes, sendo 31 longas e 83 de curta ou média-metragem.

23 de janeiro de 2021, 09:46

Compartilhe: