sexta-feira, 29 de março de 2024

Avião ucraniano foi derrubado pelo Irã por acidente, afirmam funcionários dos EUA

Foto: Reprodução/Terra

O Boeing 737, que caiu pouco após decolar em Teerã e matou 176 pessoas, foi derrubado pelo sistema de defesa aérea do Irã de modo acidental, avaliam funcionários dos setores de inteligência dos Estados Unidos, que falaram com a imprensa americana sob condição de anonimato.

De acordo com três funcionários ouvidos pela revista Newsweek —um membro do Pentágono, outro da Inteligência dos EUA e outro da Inteligência do Iraque—, o avião foi atingido de forma acidental com o uso de um míssil antiaéreo de origem russa.

A agência Reuters diz que outro funcionário afirmoou que satélites dos EUA detectaram o lançamento de dois mísseis pouco antes do avião cair.

O presidente dos EUA, Donald Trump, em entrevista coletiva, disse que a queda do avião pode ter sido causada por acidente, mas não citou provas. “Eu tenho minhas suspeitas. Eu não quero falar porque outras pessoas têm suas suspeitas. Alguém pode ter cometido um erro no outro lado, não no nosso sistema. Isso não tem nada a ver conosco.”

O Irã negou envolvimento com o acidente. “Cientificamente, é impossível que um míssil tenha atingido o avião ucraniano, e esses rumores são ilógicos”, afirmou Ali Abedzadeh, chefe da Organização de Aviação Civil do Irã, segundo a agência Isna.

09 de janeiro de 2020, 16:12

Compartilhe: