quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

Avião fretado pelos EUA pousa em Confins com 80 brasileiros deportados

Foto: Divulgação/Polícia Federal

Da Redação

O quarto avião com deportados brasileiros trazidos dos Estados Unidos pousou na noite de sexta-feira (14), às 22h40, no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A aeronave, fretada pelo governo dos EUA, trouxe 80 passageiros, entre eles 40 crianças e adolescentes.

O grupo fez uma refeição fornecida pelo aeroporto, e a maior parte dos passageiros deixou o complexo logo após o lanche.

Na última sexta-feira (7), outros 130 brasileiros que foram deportados pelos Estados Unidos chegaram a Confins. Um deles definiu como “muito sofrido” o tempo que ficou preso com a família. Ainda restavam 139 cidadãos do Brasil detidos sob custódia do Departamento de Imigração e Alfândega (ICE, na sigla em inglês) dos EUA.

Em outubro de 2019, chegou a Belo Horizonte um primeiro voo, com cerca de 70 pessoas. O desembarque marcou a retomada de uma medida que não era aceita pelo Brasil desde 2006, quando o Itamaraty alterou a política de trato de brasileiros no exterior. O segundo voo aterrissou em janeiro deste ano, com dezenas de brasileiros.

O governo do presidente Jair Bolsonaro tem facilitado a deportação de cidadãos que vivem irregularmente nos EUA, o que representa uma mudança em relação à política de governos anteriores.

15 de fevereiro de 2020, 08:13

Compartilhe: