quarta-feira, 8 de maio de 2024

Aprovação de Bolsonaro cai de 37% para 26%, aponta pesquisa

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Da Redação

Pesquisa realizada pela Exame/Ideia e divulgada nesta sexta-feira (22) mostra que a aprovação do presidente Jair Bolsonaro despencou 11%, caindo de 37% para 26%.

Essa é a maior queda semanal desde o início de seu governo, e vem na esteira de sucessivas crises na saúde público, principalmente em Manaus, com o drama da falta de oxigênio para atender pacientes.

Esse é o mesmo nível de aprovação de junho de 2020, em um dos momentos mais críticos da pandemia do Brasil. No sentido inverso, a desaprovação do governo Bolsonaro chegou a 45%.

De acordo com a pesquisa, a desaprovação do presidente é maior nos estratos de maior renda e de maior escolaridade: entre os que ganham mais de cinco salários mínimos, 58% não aprovam a gestão do presidente. No grupo dos que têm ensino superior, 64% desaprovam o governo federal.

Já em relação à aprovação do presidente, ela segue maior entre os que moram no Centro-Oeste e os evangélicos. Entre os que moram no Centro-Oeste, 36% aprovam o governo Bolsonaro — nas outras regiões do Brasil, esse índice varia de 22% a 27%.

Entre os evangélicos, 38% apoiam o governo Bolsonaro, ante 20% dos católicos e 23% dos que declaram seguir outra religião.

22 de janeiro de 2021, 10:14

Compartilhe: