terça-feira, 14 de julho de 2020

Apenas 30 cidades da Bahia não registraram casos da Covid-19

Foto: Marcelo Polleto/Divulgação

Da Redação

Entre os 417 municípios baianos, apenas 30 ainda não registraram casos de Covid-19, segundo levantamento feito pelo Correio* com base em dados da Secretaria Estadual da Saúde.

Todas as cidades sem registro têm população igual ou menor que 20 mil habitantes e estão localizadas nas regiões sanitárias do centro-leste, centro-norte, oeste, sul e sudoeste.

Ainda de acordo com o Correio*, só na região sudoeste, 10 cidades não foram contaminadas: cinco na microrregião de Brumado e cinco na microrregião de Guanambi.

Das nove regiões sanitárias da Bahia, quatro já foram tomadas pelo novo coronavírus: norte, nordeste, leste e extremo-sul. Cidades que ficam no litoral baiano e na divisa com outros estados também já possuem casos registrados da doença.

No entanto, a previsão do professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e pesquisador do portal Geocovid-19, Washington Rocha, é que em 60 dias todos os 417 municípios sejam completamente atingidos pela Covid-19.

“Percebemos que o histórico de espalhamento da doença se deu a partir de agrupamentos no litoral, que foram crescendo, e depois se espalhou rumo ao interior, principalmente ao logo das principais rodovias”, disse em entrevista ao Correio*.

Lajedinho, Lençóis, Gavião, Wagner Tanhaçu, Cotegipe, Bonito e Serra Dourada estão entre as cidades que ainda não registraram casos do novo coronavírus.

30 de junho de 2020, 08:28

Compartilhe: