domingo, 28 de abril de 2024

Anvisa aprova por unanimidade uso emergencial de vacinas contra Covid-19 no Brasil

Foto: Divulgação/Governo de São Paulo

Da Redação

Por unanimidade, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou neste domingo, (17) a autorização para uso emergencial de duas vacinas contra Covid-19 no Brasil. Os cinco integrantes da Diretoria Colegiada (Dicol) do órgão votaram a favor da aplicação dos fármacos.

Com a decisão da Anvisa, a vacina de Oxford, desenvolvida pela AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford e a capitaneada pela Fiocruz, e a CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac, poderão ser aplicadas em grupos específicos a partir do momento que os laboratórios produtores forem comunicados da decisão.

A CoronaVac é a aposta do governador de São Paulo, João Doria (PSDB), para dar início à imunização contra a Covid-19 no país. A segunda é a escolha do governo federal de Jair Bolsonaro (sem partido).

Doria e aliados comemoraram com palmas o anúncio de que havia maioria de diretores da Anvisa pela aprovação da CoronaVac. “Dia histórico para ciência brasileira. A Anvisa acaba de aprovar por maioria o uso emergencial da Vacina do Butantan. Vitória da ciência. Vitória da vida. Vitória do Brasil. #VacinaJá”, escreveu ele, que acompanha a sessão no Hospital das Clínicas.

17 de janeiro de 2021, 15:36

Compartilhe: