segunda-feira, 13 de julho de 2020

Agentes da Educação realizam ações para a comunidade escolar em meio à pandemia

Foto: Divulgação

Da Redação

Agentes em homenagem a professores e profissionais de saúde (Foto: Divulgação)

Aproximar escola, família e comunidade, escutar e acolher os diferentes olhares, dúvidas e desejos dos alunos e seus familiares, contribuindo com a equipe escolar e fortalecendo a relação de parceria com as famílias e a comunidade local. Esses são alguns dos principais objetivos dos agentes da educação que, apesar deste momento de crise provocada pela pandemia do novo coronavírus, permanecem presentes na vida das comunidades e dos estudantes da rede municipal.

Respeitando o isolamento social, mas também dando continuidade ao trabalho de acompanhar a vida escolar dos alunos, através de contatos a distância oferecendo todo apoio e suporte necessários, os agentes têm elaborado diversas propostas utilizando plataformas digitais para se manterem por perto do público atendido.

Eles têm se reunido diariamente para juntos criarem metodologias que possam ser aplicadas neste momento. Exemplos disso são as produções de vídeos com contação de histórias, a criação de brincadeiras utilizando materiais recicláveis, entre outros. Na Regional Centro, um grupo de agentes se uniu para prestar homenagens a professores e profissionais de saúde e deixar para os pais e alunos mensagens de apoio durante a crise causada pela Covid-19.

De acordo com a agente da educação Helena Mendes, os vídeos serão disseminados nas redes sociais e aplicativos de mensagens. “Apesar da distância, não paramos de nos conectar para conversar e pensar formas de fazer com que a gente possa continuar atuando, principalmente nesse momento tão delicado. Talvez agora os agentes estejam sentido ainda mais forte o quanto o nosso papel é relevante”, pontuou Helena.

O secretário da educação, Bruno Barral, considera que ações como essas são fundamentais para manter a conexão com as famílias e alunos. “Vale destacar que nós sempre utilizamos a tecnologia como ferramenta, sempre soubemos da importância dela para combater a evasão escolar, mas com a pandemia este uso da tecnologia se tornou ainda mais importante”, disse.

Barral lembra que o Agentes da Educação têm papel fundamental no combate à evasão escolar. Desde o início da gestão do prefeito ACM Neto (Democratas), a evasão caiu de 4,5% para apenas 1,5%, com uma redução de mais de 65% na taxa. “Esses números não seriam alcançados sem atitudes como essa. O ‘Agentes da Educação’ é o maior programa de combate à evasão do Brasil. Agora, é muito importante esse acompanhamento, com uso da tecnologia, mantendo essa proximidade com a família e os alunos”, destaca.

29 de maio de 2020, 16:14

Compartilhe: